Header widget area left
Header widget area right

Preto-Velho

por Lucas Batalha em Artigos

E os Pretos-Velhos? 13 de Maio

Todos já ouviram falar sobre Preto Velho, independente da Religião. Se tornou algo que acabou incorporando na cultura popular. 

A ideia de seres que falam enrolado, com vocabulário antigo e velhos, são as características que primeiro vem em nossas mentes. Mas de fato, o que são eles?

Pretos-velhos são espíritos ancestrais que viveram, muitos deles, na época da escravidão. Aprenderam lições e conhecimentos muito antigos e usam até hoje suas sabedorias para ajudar aqueles que precisam.

São espíritos de luz que buscam a evolução do próximo, com conselhos, passe magnético (também conhecido como benzimento), Ajuda astral, cura, etc.  A limpeza energética é um dos pontos mais fortes que eles praticam. A ajuda que dão para cada um, muitas vezes pode ajudar na cura até mesmo física.

São chamados com musicas e batuques de tambor. Cantigas que falam da época da escravidão. Muitos usam chapéu de palha e fumam cachimbo. Tomam café e utilizam dessas ferramentas para trabalharem em seus cantinhos. Humildade e caridade, simplicidade e ajuda ao próximo. Essas são outras ferramentas que os ajudam. Como dizem uma de suas canções:

“Caridade é uma toalha na mesa, um copo d’agua e uma vela e as bençãos do Pai Oxalá.
Gente, Preto velho está muito cansado.
Preto velho é por Deus coroado
A umbanda mandou lhe chamar.


O Catolicismo é algo que esta bem presente na cultura deles. O que faz com que eles sempre estejam carregando terços e fazendo orações. Pai nosso, Ave Maria, Credo, entre muitas outras que eles praticam, criam, cantam.
Na época que viveram, o Catolicismo era algo muito forte, a historia mostra muito bem isso.

Um conselho que posso dar é: vá conhecer um terreiro de Umbanda séria. Busque conhecer e tirar suas próprias conclusões. Não são o diabo que pintam por aí. Muito pelo contrário…buscam ajudar e trabalhar para a sua melhoria.  

Conheça essa energia você mesmo e tire o proveito dessa experiencia que eu te garanto que nunca vai esquecer. Logico que deve procurar um terreiro serio.

Não encontrarão o demônio, nem o diabo, nem nada de mal. Muito pelo contrario…iram encontrar carinho, amor, caridade e muita alegria. Admito que algumas lagrimas podem rolar quando vocês estiverem conversando e ouvindo. Mas ao sair de la, terão um peso tirado de suas costas e terão com vocês novos amigos, amigos maravilhosos!

Dedico esse texto a Vô João de Angola, Vô João das Almas e Vovó Maria Conga, por todo amor e ajuda que sempre me deram! 

A todos meu voto de Paz Profunda!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Open chat