Header widget area left
Header widget area right

Escorpião

por Lucas Batalha em Artigos

Período do signo solar: 23 de Outubro a 21 de Novembro
Elemento: água;
Quadruplicidade:Numero: 8
Planeta regente:
Palavras-chave:

Traços escorpianos positivos: Emoções e sentimentos poderosos,  altamente imaginativo, capacidade de discernimento sutil; persistente, determinado na consecução de objetivos.

Traças escorplanos negativos: Ciumento, rancoroso, teimoso, obstinado, reticente e desconfiado.

Introdução

É a figura zodiacal cuja forma mais corresponde ao seu nome. Desde a índia até o Mediterrâneo, a constelação era conhecida como Escorpião. O seu caráter terrível é ilustrado na lenda da morte do gigante Orion causada por uma picada do Escorpião. Este episódio foi transplantado aos céus, onde o Escorpião está no encalço de Orion. Além disso, ele seria o responsável pela queda de Phaeton, que conduzia a carruagem de Hélios, em virtude de ter aferroado um dos corcéis do carro solar. Porém, o Escorpião não é isento de medo, pois foge dos dardos lançados pelo vizinho Sagitário.

Vários séculos antes da era cristã o Escorpião atual fazia parte de um Escorpião muito mais vasto, que se estendia até Virgem. A similaridade dos glifos de Escorpião e Virgem, H e F, faz alusão à união primitiva entre os dois signos.

Os acadianos o chamavam de Girtab, aquele que agarra, aquele que ferroa, ou Lugar onde se Dobra, títulos indicativos da periculosidade do animal. Entre populações mesopotâmicas da época quando alojava em si o equinócio de outono, era o símbolo da escuridão, em virtude de marcar o declínio do poder solar. É ainda visto na figura de dois escorpiões ou homens-escorpiões, ele sendo o Escorpião maior e Libra o Escorpião menor. Outra representação, como um arqueiro com cauda de escorpião, faz referência a uma relação com Sagitário.

A constelação ainda poderia ser, segundo antigos árabes e egípcios, uma Serpente, que, como o escorpião, é peçonhento, rastejante e temível, e desperta na mente humana reações semelhantes. Ou ainda a Serpente Coroada, ou Basilisco, monstro que inata pelo simples olhar ou hálito, e do qual a alquimia fez o símbolo do fogo devastador que transmuta os metais.

O caráter maligno do signo pode ser associado ao registro histórico de muitas novas na sua região, pois o aparecimento de um astro inesperado é habitualmente considerado como uma perturbação da ordem cósmica; ou ainda à cor vermelha de sua estrela principal, Antares, que evoca sangue, guerra e morte. Seguindo esta linha interpretativa, a Peste Negra teria sido consequência da aglomeração de seis planetas em Escorpião.

O caráter. Praticamente toda descrição de Escorpião enfatiza a profundidade de suas paixões, geralmente em termos sexuais. Mas o escorpiano é apaixonado em outros campos da vida também: nos interesses políticos, no trabalho e no divertimento. Uma intensidade peculiar permeia toda a sua personalidade, dando-lhe um sentido de finalidade para a vida extremamente forte, e uma determinação em não fazer nada pela metade. Ele tem que viver sua vida na integra e geralmente passa da conta, não só no divertimento, mas no trabalho também.

Pode ser uma pessoa muito ciumenta — aqui novamente, não só no amor. Ele não gostará de quem quer que ocupe uma posição para a qual se sinta habilitado, e pode até, em casos extremos, recorrer a algum tipo de crueldade. Sua energia enormemente poderosa dá-lhe profundidades ocultas de que as pessoas menos emocionais geralmente nem desconfiam. Quando essa força é adequadamente canalizada, pode dar ao nativo de Escorpião grandes qualidades de resistência; ele enfrentará sérias desvantagens para vencer — às vezes ao ponto de passar por cima dos outros, conscientemente ou não, no processo.

A mente: Embora o nativo de Escorpião não careça de poder dc raciocínio, tenha um forte sentido de percepção e uma mente analítica capaz de penetrar até a raiz de qualquer problema com que se depare, também tem um alto nível intuitivo. Se sente que um problema deve ser manejado de determinada direção, é mais que provável que esteja com toda a razão.

Escorpião – 23 de Outubro a 21 de Novembro
Principal Característica: A profundidade.
Qualidade: conhecimento do ser humano.
Defeito: intensidade excessiva.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Open chat